Citação do Livro O Príncipe - Nicolau Maquiavel
"O estadistas sábio e prudente busca na história uma situação semelhante e exemplar, da qual saberia extrair o conhecimento dos meios para a ação e a previsão dos efeitos. Para ser eficaz, a iniciativa política deve ajustar-se às circunstâncias."
Nicolau Maquiavel In "O Príncipe" Capitulo I Página 18
"No curso do instrumento dos mecanismos de poder, a neutralidade moral decorreria da adequação do agir à realidade. O homem político deve estar sempre atento aos sinais da fortuna (sorte), pois conhecerá a ruína se, mudando o tempo e as coisas, não alterar seu comportamento."
Nicolau Maquiavel In "O Príncipe" Capitulo I Página 19
"Os fins justificam os meios: O poder puramente pessoal degenera facilmente em tirania e instabilidade."
Nicolau Maquiavel In "O Príncipe" Capitulo I Página 22
"Os conflitos sociais são necessários, porque são próprios à natureza da liberdade."
Nicolau Maquiavel In "O Príncipe" Capitulo I Página 23
"Três maneiras há de preservar a posse de Estados acostumados a governar por leis próprias: "primeiro, devastá-los; segundo, morar neles; terceiro, permitir que vivam com suas leis, arrecadando um tributo e formando um governo de poucas pessoas, que permaneçam amigas."
Nicolau Maquiavel In "O Príncipe" Capitulo V Página 53
Livro O Príncipe
"É preciso ressaltar que, ao se assenhorar de um Estado, aquele que o conquista deve definir as ofensas a executar e fazê-lo de uma só vez, a fim de não ter de as renovar a cada dia. assim, será capaz de nos homens inspirar confiança, conquistando-lhes o apoio ao conceder-lhes benefícios."
Nicolau Maquiavel In "O Príncipe" Capitulo VIII Página 71
"Um príncipe prudente deve pensar nos modos de ser necessário aos súditos, sempre, e de estes necessitarem do Estado; depois, ser-lhe-ão sempre leais."
Nicolau Maquiavel In "O Príncipe" Capitulo IX Página 76
"Deve, em especial, impedir-se de aproveitar os bens alheios, uma vez que os homens se esquecem mais rapidamente da morte do pai do que da perda de patrimônio."
Nicolau Maquiavel In "O Príncipe" Capitulo XVII Página 107
"Deveis saber que dois modos há de combater: um, pelas leis; outro, pela força. O primeiro é natural do homem; o segundo dos animais. ... O príncipe, deve saber empregar adequadamente o animal e o homem."
Nicolau Maquiavel In "O Príncipe" Capitulo XVIII Página 109
"É preciso ... ser bom simulador e dissimulador. E tão simples são os homens, e o obedecem tanto às necessidades presentes, que aquele que engana sempre achará a quem enganar. Não é preciso que o príncipe tenha todas as qualidades...; basta que aparente possuí-las."
Nicolau Maquiavel In "O Príncipe" Capitulo XVIII Página 110-111
"Os homens costumam julgar mais pelos olhos do que pelas mãos, uma vez que todos podem enxergar, mas poucos sabem sentir. Todos vêem o que tu pareces, poucos o que realmente és."
Nicolau Maquiavel In "O Príncipe" Capitulo XVIII Página 111
"A melhor fortaleza de todas é não ser alvo do ódio do povo... nunca faltam aos povos rebelados príncipes de fora que queiram ajudá-los."
Nicolau Maquiavel In "O Príncipe" Capitulo XX Página 129
"A prudência encontra-se justamente em conhecer a natureza dos inconvenientes e adotar o menos prejudicial como sendo bom."
Nicolau Maquiavel In "O Príncipe" Capitulo XXI Página 134
"Os bons conselhos, venham de onde vierem, decorrem da prudência do príncipe, não a prudência do príncipe dos bons conselhos."
Nicolau Maquiavel In "O Príncipe" Capitulo XXIII Página 139
"Um príncipe recente tem suas ações mais vigiadas do que um hereditário, e, caso essas ações revelem virtude, atraem muito mais aos homens e os obrigam muito mais do que a antiguidade do sangue... os homens são muito mais presos às coisas presentes do que às do passado, e, quando acham o bem naquelas, contentam-se e nada mais buscam."
Nicolau Maquiavel In "O Príncipe" Capitulo XXIV Página 141
"É habitual que os homens, na bonança, não se preocupem com a tempestade."
Nicolau Maquiavel In "O Príncipe" Capitulo XXIV Página 142
Nicolau Maquiavel |
Nenhum comentário:
Postar um comentário